Como parar de procrastinar? DICAS

Tempo de leitura: 3 minutos

procrastinar
Você conhece alguém que sabe o que tem que fazer, mas… deixa pra fazer daqui a pouco? Conhece alguém que diz “já já eu vou” ou “já já eu faço”? A pessoa faz um planejamento detalhado, logo no comecinho do ano, mas vai deixando, deixando, deixando, e quando chega dezembro, bate o desespero: E AGORA? O QUE EU FAÇO? VAMOS FALAR SOBRE PROCRASTINAR!

O que é procrastinar?

Por que as pessoas procrastinam? E afinal, o que é procrastinar? Será que é possível acabar com a procrastinação? Apesar dessa palavra parecer um trava língua, seu significado é bem simples: é quando você sabe o que precisa fazer mas deixa para fazer depois. Aquela famosa enrolação, sabe? Algumas vezes, deixa-se tanto para depois, que o tempo passa e a pessoa nem fez o que precisava fazer.

Quantas pessoas traçam metas e objetivos no começo do ano e logo nos primeiros meses acaba deixando algumas delas para trás? E quantas dessas pessoas chegam ao final do ano querendo traçar novas metas para fazer do próximo ano o melhor ano, mas não fizeram nem metade das metas que propôs pra esse ano mesmo? Vamos para de deixar para depois, e FAZER AGORA!

A dica é fazer do hoje, o dia da sua vida. Não esperar o começo ou o fim do ano, e fazer agora, sem procrastinar. Você sabe que precisa beber mais água, mas acaba não bebendo, e ao fim do dia se foi mais um dia sem beber mais água. Você sabe que precisa fazer atividade física, mas não arruma um tempo para fazer durante o dia, e ao fim do dia se foi mais um dia sem fazer atividade física. Então, para não ficarmos frustrados, acabamos recorrendo a desculpas, que por hora parecem resolver o problema. Mas, no fim das contas é só mais uma prova de que estamos enrolando para ter a vida que queremos.

EM AÇÃO

procrastinar procrastinar, superar a procrastinação, vencer

O fato é que quando temos duas opções, uma que te causa prazer e a outra “obrigatória”, as chances de escolhermos a que dará prazer para fazer, são bem altas. A questão é você dizer para si mesmo o porque fazer a obrigatória é importante. Se questione qual será o custo de não fazer agora e deixar para depois. Ou se vale a pena o prazer e depois a dor de cabeça, por não ter feito o que era necessário.

Deixe claro para si mesmo as consequências nas duas opções, mas lembre-se, são consequências a curto, médio e longo prazo. Porque muitas vezes nos esquecemos que algo que procrastinamos agora, faça uma diferença enorme no futuro. Quando entendemos o real motivo pelo qual precisamos fazer determinada ação, sabemos as dores que teremos se não fizermos e descobrimos um prazer em fazer essa ação no tempo em que ela precisa ser feita, você potencializa a chance de parar de procrastinar e entrar em ação.

E aí? O que você precisa parar de procrastinar? O que você precisa fazer? FAÇA AGORA! E conte comigo para o seu desenvolvimento.

Um forte abraço, Gislene Regina Isquierdo
Psicóloga Crp 08/09186

Acesse meu conteúdo no Youtube:

Comments

comments