Como ter mais energia e disposição

Tempo de leitura: 7 minutos

Alguma vez, você já se sentiu sem energia ou sem disposição? Ou alguma vez, você acordou já se sentindo cansado e pensou: “Meu Deus, eu estou tão cansado… Que horas eu vou dormir hoje?”. Alguma vez você chegou a se questionar o que você precisaria fazer para ter mais ânimo e energia?! Hoje, eu vou compartilhar 3 dicas simples e estratégicas para te ajudar a ser uma pessoa mais disposta. Dicas que podem fazer total diferença na sua vida quando elas virarem parte da sua rotina. Vamos lá! Vou começar te contando os benefícios de se movimentar, exercitar os músculos, movimentar suas articulações e cuidar mais do seu corpo.

O nosso corpo PRECISA de movimento. Sim! Movimento! E não é sobre correr a São Silvestre que eu estou falando não, hein?! E sim dos movimentos mais simples como por exemplo: exercitar as suas articulações. Você caminha, corre, ou pelo menos faz alguns alongamentos ao longo do dia? E se eu te contar que mesmo com a preguiça dominando o seu corpo, você pode se exercitar e melhorar sua qualidade de vida, você acredita?

MOVIMENTAR O CORPO

A verdade é que cuidando do nosso corpo, nós cuidamos da nossa mente também. A movimentação do mesmo, causa no nosso organismo a liberação de substâncias como serotonina e endorfina, que nos causam sensação de bem-estar e saciedade (sim, a serotonina quando liberada, tem a função de regular o sono e o apetite).

Uma pesquisa publicada no site da revista Science, fala exatamente sobre como ficamos mais vulneráveis quando somos submetidos a uma redução do nível de serotonina, temos maior tendencia a agressividade, ficamos mais ansioso e passamos a ter comportamentos compulsivos (como por exemplo: comer sem ter fome). Já a endorfina é produzida durante e após a prática de atividade física e é considerada um analgésico natural pois além de regular as emoções, ela reduz o estresse e a ansiedade, aliviando as nossas tensões.

EXERCITAR-SE EM CASA AJUDA A TER MAIS DISPOSIÇÃO?

Gi, como se exercitar e liberar essas substâncias para ter uma vida mais saudável, se me sinto indisposto ou não tenho coragem de combater a minha preguiça? Tenho uma solução. Quando pensamos em alguma atividade física, logo desistimos ao pensar que precisamos trocar de roupa, e nos deslocarmos até o lugar da atividade, seja a praça para uma caminhada, seja a aula de jump na academia. Porém, você pode se exercitar em casa, é só colocar uma música bem animada e existem muitos aplicativos que podem te ajudar a se exercitar no conforto da sua sala, sem ninguém te olhando e muitas vezes como a mesma roupa que você já estava.

 

O aplicativo que eu uso é o HIIT & Tabata, é só clicar nele, caso você queira baixar também. O que é vantajoso nesses aplicativos é que geralmente eles vem com algum exercicio que você goste de fazer (tem aplicativos para dançar, fazer abdominais, ou séries intercaladas de exercícios para cada parte do corpo), e tem um tempo para isso que o próprio aplicativo contabiliza.

Ou seja, no final das contas você se exercita uma meia hora por dia em qualquer horário que você tenha livre. Além de te fazer bem, você é quem encaixa a atividade dentro dos seus compromissos diários. 

HIDRATAR-SE

Falando em compromissos diários e rotina, isso nos leva ao segundo passo para combater a preguiça e ter mais disposição. Você bebe 2 litros de água por dia, ou mais? Esse é um hábito de extrema importância.

A água, além de nos hidratar e eliminar impurezas do nosso organismo, nos ajuda a emagrecer. Você já sentiu fome, comeu, e após comer ainda não tinha se saciado? Por muitas vezes, o nosso corpo nos pede água, e nós não atendemos esse pedido.

O nosso corpo é composto 70% de água, e assim como um carro que precisa de combustível para andar, o corpo humano precisa ser abastecido de água para funcionar. No começo é mais difícil tomar bastante água no dia, mas também existem aplicativos que te ajudam a lembrar de se hidratar durante o dia. Com o tempo vira um hábito, você se acostuma e passa a ser uma necessidade.

ÁGUA COM LIMÃO 

Outra dica, que vai te ajudar a ter mais disposição é beber água com limão em jejum pela manhã. Esprema meio limão em um copo e encha-o com água. A água precisa ser morna, ou temperatura ambiente, para não causar choque térmico no seu corpo.

Pode parecer estranho, e nos primeiros dias é inevitável fazer uma careta ou outra enquanto bebe, mas acredite, faz um bem enorme para o nosso organismo. E faz bem porque é uma maneira de desintoxicar e repor os sais minerais naturais do nosso corpo, além de contribuir para a digestão. Isso acontece porque as propriedades do limão são diuréticas e ajudam a expulsar as toxinas acumuladas no nosso aparelho digestivo. O ácido cítrico do limão ajuda a potencializar a função de enzimas que estimulam o fígado e ajuda a desintoxicar o corpo.

O limão é rico em vitamina C que ao entrar em contato com o nosso corpo, tem efeitos anti-inflamatórios, contribuindo com o nosso sistema imunológico, prevenindo e combatendo doenças. Além de neutralizar os danos causados por radicais livres e a formação de rugas. A vitamina C rejuvenesce a pele a partir do interior do organismo. O sabor do limão também tem a propriedade de estimular o bom humor e reduzir a ansiedade e a depressão. E o principal: tomar água com limão te ajuda a EMAGRECER!

ÁGUA COM LIMÃO EMAGRECE?

SIM! Isso porque o limão possui uma substância chamada pectina, uma fibra que ajuda a combater a fominha súbita. Sim, aquela vontade de comer um docinho depois do almoço, sabe? E aí, você toma água com limão em jejum ou vai começar a tomar? Conta pra mim! E já que eu falei da atividade física e do limão que ajudam a reduzir a ansiedade e a depressão, há um terceiro fator que pode te ajudar a ter mais disposição e energia.

MÚSICA

A música tem o poder de mudar o nosso estado emocional. Porque a música é energia e vibração. Você já se pegou ouvindo uma música bem animada e sentiu vontade de começar a dançar, cantarolar e até mesmo começou a sorrir?

Ou quando você estava num dia normal, escutou uma música triste e até começou a se sentir mais pra baixo? Esse é o poder da música. E nós precisamos usar esse poder ao nosso favor.

Se nos sentimos desmotivados e com preguiça de levantar da cama no sábado, por exemplo, precisamos colocar músicas animadas que nos motivem a cuidar do nosso corpo, nos movimentarmos, e termos um dia melhor. Inclusive, eu tenho playlists no meu Spotify que são específicas para o que eu quero sentir no dia. Se eu preciso me empoderar, eu escuto a playlist Empoderamento. Se eu preciso dar o melhor de mim mesma naquele momento, eu escuto a playlist #MinhaMelhorVersão. E se você, assim como eu, é movido a música, pode clicar nessas playlists e ouví-las também. Tem essas e muitas outras no meu perfil do Spotify, é só procurar por Gi Isquierdo.

E aí? Algum desses passos você já fez? Com esses passos você vai ter muita energia e disposição e vai conseguir vencer a preguiça e o desânimo. Gostou desse conteúdo e quer mais artigos como esse por aqui? Então deixa a #queromais aí nos comentários, que eu vou adorar escrever mais conteúdos para você.

Um forte abraço, Gi Isquierdo
Psicóloga CRP 08/09186

Comments

comments