fbpx

Escrito por: Artigos

Como ser um bom líder e motivar a sua equipe?

E quando sua equipe faz… faz… faz e não bate a meta? Sabe quando você faz… faz… faz e fica por um triz do resultado almejado! Será que existe alguma super estratégia que você como líder pode fazer uma pessoa performar mais?

Neste breve artigo, eu contarei para você uma técnica da psicologia e da neurociência para você ter uma liderança ainda mais eficaz e saber como gerar motivação na sua equipe.

O que será que te motiva? O que será que te desmotiva? O que será que você faz que desmotiva as pessoas ao seu redor? E o que será que você faz que motiva a sua equipe… o que será que você faz que inspira as pessoas ao seu redor?

Líder é aquele que faz ‘a coisa acontecer’. E um líder apreciativo, é aquele que faz ‘a coisa boa acontecer’… e o faz de forma positiva, mantendo um bom clima na empresa!

Como o cérebro funciona? O cérebro é motivado ou por prazer ou por dor, ou por possibilidade de ganho ou para se livrar de alguma perda. Vamos a um exemplo: A pessoa recebeu um projeto com prazo até dia 10 deste mês e ela realmente entrega o projeto no prazo. Mas a pergunta é “O que a levou a cumprir o prazo?”.

Será que foi porque ela gosta de entregar no prazo, porque ela se sente bem fazendo isso, porque ela vai ser elogiada e de repente receber novos projetos (PRAZER / GANHO). Ou porque se ela não entregar no prazo ela ver levar uma “fumada” daquelas… e como ela não quer levar uma “fumada” daquelas, ela faz de tudo para cumprir o prazo (DOR / PERDA).

A ação foi a mesma: cumprir o prazo, mas o motivo foi completamente diferente! Ps: Se a pessoa é motivada pela DOR ela entra em ação liberando alta dose de cortisol no seu organismo, isso gera alto nível de estresse nela e na sua equipe.

Então eu tenho uma pergunta para você: Você está aqui lendo esse artigo por que?

A) Você quer se desenvolver e crescer cada vez mais.

B) Para não ficar desatualizado e perder oportunidades.

Qual das opções?

Se você respondeu alternativa A, seu cérebro funciona pelo ganho/prazer e se você respondeu B, seu cérebro funciona mais pela dor/pela perda. Quando você descobre a forma que você funciona, você saberá como se motivar… e quando você descobre como a sua equipe funciona, você poderá ser um líder muito mais eficaz e usar sim da motivação, mas de forma inteligente e estratégica!

E aí? Agora que você descobriu como o seu cérebro funciona, está na hora de colocar em prática a sua liderança! Gostou do tema? Me conta nos comentários!

Um abraço, Gislene Isquierdo

(Visited 23 times, 1 visits today)
Last modified: 20 de março de 2020