fbpx

Escrito por: Artigos

Como dar aula online

capa-interna-ead

Bem vindo de volta! Hoje vamos conversar sobre uma temática bem atual: como dar aulas online! Certamente, quem já estava acostumado com este modelo, estava mais preparado; mas quem nunca tinha dado nenhuma aula online foi pego de surpresa

Confesso que o fato de estar na internet e gravar conteúdos desde 2015 facilitou a minha vida quando eu vi toda a agenda de treinamentos corporativos presenciais sendo desmarcada e posteriormente, reagendada para uma agenda de treinamentos corporativos online. Porém, sei que nem todos os profissionais tiveram a mesma facilidade e foi pensando nisso que eu resolvi compartilhar com você cinco dicas práticas para você dar aulas online e arrasar nelas!

5 dicas para dar aula online

1- Não tem mais volta!

capa-menina-online

Não tem mais como viver sem “estar online” hoje em dia, ou seja, não tem mais como deixar de se preparar para o mundo digital. Com tudo que nós estamos vivenciando só está mais escancarado. Eu já falo isso há um bom tempo, principalmente para os meus alunos da formação “Efeito UAU” . A verdade é que com o que está acontecendo agora, não tem mais volta: ou você sabe usar das plataformas digitais para se comunicar com as pessoas, ou você vai ficar para trás.

Vamos a uma enquete…

Quando se trata de aulas no ambiente digital, com qual das alternativas abaixo você mais se identifica? 

  1. A)    Não sei como fazer uma live ou aula online.
  2. B)   Tenho vergonha de falar com uma câmera
  3. C)   Tenho medo de errar e ser criticado

Se a sua resposta foi “A”, você vai ter várias dicas aqui neste artigo; se for “B”, sugiro duas coisas, uma que você CLIQUE AQUI  e leia o livro que vou te dar de graça, e dois,  que você CLIQUE AQUI e devore esta playlist de vídeos que eu montei especialmente para timidez; agora se você escolheu a alternativa “C”, indico esta playlist de vídeos UAU para te ajudar a superar o medo, CLIQUE AQUI

E se você quiser um passo a passo estruturado do que fazer para sentir-se mais seguro e saber como arrasar falando diante de qualquer público, entre para a lista de espera da próxima turma da formação Efeito UAU CLICANDO AQUI!

2- Supere a vergonha e o medo da crítica.

capa-vergonha

Todo ser humano não quer passar vergonha e não gosta de ser criticado, mesmo que seja uma crítica construtiva. Gostamos de sermos elogiados e reconhecidos! 

Para te ajudar a superar a vergonha e o medo, vou compartilhar com você um pouco da história de uma aluna do “Efeito UAU”, a psicóloga Gláucia Lerner (@glaucia.lerner) que em meio a pandemia está lançando seu primeiro curso online.

A Gláucia mora em uma cidade pequena do interior do Rio Grande do Sul. Para você ter uma ideia, lá tem aproximadamente 30 mil habitantes. Na entrevista, eu perguntei a ela como seria se ela não tivesse começado a se preparar antes disso tudo. Ela contou que antes mesmo de se formar ela já trabalhava na área de saúde mental, começou como estagiária e depois foi efetivada, e que lá ela estava bem feliz. Porém, depois de alguns meses de formada, em Maio de 2018, ela foi demitida. 

Então, fiz uma breve entrevista com ela para entender o que estava passando em sua vida.

galucia lerner

O que a Gláucia disse sobre o medo de ser criticada:

“Eu ainda estou superando isso, a cada dia. Gosto de contar uma história… quando eu era criança a minha mãe cuidava muito de mim. Me super protegia porque ela teve duas perdas antes de mim, dois abortos espontâneos. E quando ela estava me esperando ela teve que ficar de cama a gravidez toda, afinal, era uma gravidez de risco; por isso, ela cuidou muito de mim, excessivamente.

Isso foi muito bom, eu me senti muito amada, até hoje. Mas com essa super proteção, sabe qual foi a crença limitante que me condicionou? Eu cresci e me tornei uma adulta achando que eu era pequena, que eu precisava dessa superproteção. Eu me sentia inferior, eu me sentia sem forças, me parecia que eu não podia fazer as coisas sozinha. Parecia que eu precisava sempre de alguém me acompanhando, me protegendo. Me sentia inferior. O “Efeito UAU” também trabalhou muito isso, minha autoestima, o que eu tenho de potencial…

Se você me perguntar, como eu ainda me supero a cada dia, eu vou responder: fazendo! Eu participo e faço as minhas próprias lives! Eu não vou dizer que é super tranquilo para mim, que eu não fico ansiosa, fico sim!  Porém, eu vou e faço. Desta forma, não deixo meus sentimentos me travarem.”

E do mesmo jeito que a Gláucia conseguiu, eu sei que você que está aqui lendo isso, também consegue! Do mesmo jeito que a Gláucia superou, você também pode!

3- Foque no resultado e trabalhe bem o tema central da aula.

tutor-online

Para começar a elaborar a sua aula, inicie respondendo a esta pergunta: qual é o resultado que eu quero com essa minha aula? Assim, você começa a trabalhar o tema central. Toda vez que você vai dar uma aula, é preciso ter um tema, algo que precisa ser entregue.

Só para ilustrar, vamos imaginar que este artigo fosse uma aula. No caso, hoje eu vim te ensinar a fazer aulas online… Estou indo do básico, falando um pouquinho do contexto, sobre medo, sobre resultados, e vou terminar falando de aplicativos que você pode utilizar.

Qual é o resultado que você quer com a aula que você vai dar? 

Repare que eu estou me utilizando de vários recursos. Por exemplo, até este momento, eu contei histórias (Gláucia), coloquei imagens (você pode e deve usar slides nas suas aulas!), separei por tópicos (5 dicas) e dei exemplos o tempo todo!

Para te ajudar a ter clareza sobre como funciona esta dica, quero te convidar para ler o e-book “Palestras UAU”, ele está disponível no site; quando você acessa o site https://www.giisquierdo.com/livros/ você tem acesso a todos os livros que eu escrevi e que estão gratuitos!

Com com o e-book “Palestra UAU” você vai saber mais ainda sobre como você estipula o resultado e organiza todo o conteúdo das suas palestras e aulas!

4- Use recursos criativos e interaja com as pessoas

Uma aula UAU vai muito além do conteúdo: é sobre criar uma experiência única na vida do seu aluno! Você pode pensar na sua aula como um episódio de uma série. Porém, não é uma série qualquer, mas sim aquela que quando termina um episódio você fica doido para já assistir ao próximo.

Você pode fazer isso por exemplo utilizando de músicas, de histórias e criando interação com seu público. Por exemplo, você pode fazer enquetes (eu fiz uma com você no início deste artigo), um quiz (que é uma enquete mas com resposta certa e errada), pode usar de dinâmicas… Enfim, muitas opções!

Falando nisso… Vamos a um Quiz?

O pior erro que um “professor” (um educador, uma pessoa que está dando uma aula) pode cometer numa aula online?

  1. Não ter se preparado
  2. Estar ansioso
  3. Não ter recursos profissionais (não ter uma boa câmera, não ter um bom microfone, não ter uma boa iluminação…)

A resposta é a letra A, “Não ter se preparado”.

Muita gente pensa que é letra C, mas não! Voltarei a usar a Gláucia como exemplo. Perguntei como ela está gravando seu curso online. Ela disse:

“É a câmera do meu celular, Gi! A gente tem um brinquedo que é feito de blocos de brincar, tipo um ‘Lego’ de peças grandes… Meu marido me ajudou e nós montamos um tripé com isso!  O mais legal é que depois eu postei o meu ‘tripé’ e tive muito retorno! Agora na pandemia, como eu estou fazendo bastante lives, eu acabei comprei um tripé pequenininho!

balão-exclamação

Não ter recursos profissionais não é o mais importante. Uma grande falha é você não estar preparado, principalmente emocionalmente… Além disso,  erro é você não se colocar a caminho com o que já tem e tirar os aprendizados para ir melhorando no decorrer do caminho. 

Use recursos criativos!

Se você tem blocos para montar o tripé, use os blocos. Caso tenha um celular e um fone, use-os. Só não deixe de tentar! Ser UAU não tem nada a ver com ser perfeito e não cometer erros! Na verdade, ser UAU está em você gerar um estado de flow para o seu público, para que ele perca a noção do tempo e esteja extremamente conectado com você. Desta forma, você gera conteúdo de valor!

5- Controle e brinque com as emoções

É importantíssimo controlar a suas emoções, ou seja, passar segurança e confiança. Por isso, o primeiro é preciso trabalhar o seu eu, o seu controle emocional, para depois aprender técnicas. 

Pontos importantes para você observar e se utilizar:

  1. Controle as suas emoções! Certamente, existem muitas pessoas que se sabotam e se sentem extremamente inseguras, com medo, ansiosas;
  2. Brinque com as emoções! Não mantenha o mesmo estado emocional do início ao fim da sua aula, alterne! Aqui neste artigo, tivemos momentos mais sérios, mais leves, mais emocionantes… É a mesma coisa numa aula! 

Por fim, quero partilhar com você três ferramentas que eu já utilizei e que eu gostei!

Zoom

O Zoom você pode utilizar a versão gratuita ou a versão paga. Você consegue gravar a tela, compartilhar slides, consegue com que várias pessoas também entrem no vídeo. O zoom é uma plataforma fácil de instalar, o que pra mim é bastante útil. 

Google Classroom

Ele possui a versão gratuita e a versão paga também. Se você tem uma Instituição de Ensino, tem um desconto para a conta paga do Google Classroom.

Resumidamente, ele faz a mesma coisa que o zoom: pode compartilhar slide, pode compartilhar vídeo. Outro dia, eu dei uma aula online para a especialização de Neurociências da Universidade Estadual de Londrina e utilizamos esta ferramenta!

StreamYard

StreamYard (Screen Share Extension) que é a que estamos utilizando ultimamente nas nossas aulas ao vivo e online que acontecem toda segunda-feira às 15 hs (hr de Brasília) no canal do Youtube!

Ele é uma ferramenta que você integra no seu canal do Youtube. É possível montar tudo na própria página do StreamYard… Você dá início na live ou na aula, utiliza slides, compartilha tela, acompanha todos os comentários…

Contudo, a versão que utilizamos é a paga. Tem a versão gratuita onde você não consegue colocar alguns banners, mas já vale a pena experimentar! Para você ter uma ideia, e ele tem um investimento de U$ 25 por mês ou, se você fechar os doze meses tem um desconto, paga-se U$ 240. É uma ferramenta boa e está sendo muito útil nesse momento para a gente aqui na UAU DH.

Agora é com você! Bora pegar todo esse conteúdo que aprendeu e arrasar nas suas aulas!

Conte comigo! Um beijo, 

Gislene Isquierdo

Psicóloga e Neurocientista

Crp 08/09186

(Visited 201 times, 1 visits today)
Last modified: 13 de outubro de 2020