fbpx

Escrito por: Artigos

Como vencer a timidez

Você é tímido? Ou conhece alguém tímido? Grande parte das mensagens que eu recebo é me pedindo ajuda para superar a timidez, ou aprender a lidar com ela. Quando falamos sobre timidez, surge algumas questões, se timidez é genética, ou se o meio que a pessoa convive interfere nessa timidez.

PRIMEIRO PASSO

Para começar, preciso te dizer que ninguém nasce tímido. Uma pessoa aprende a ser tímida ao longo da sua vida. Não existe o gene da timidez e mesmo se existisse, a neurociência já comprovou que uma pessoa pode, se ela quiser, se desenvolver, mudar e progredir. Sendo assim, você pode sim mudar.

Esse é o primeiro passo para vencer a timidez, você aceitar a sua situação, mas isso não quer dizer se acomodar. Você precisa aceitar que é tímido e se questionar o que você pode fazer para mudar essa realidade. É importante também que você acredite que é possível… que você pode vencê-la.

SEGUNDO PASSO

Aprenda a olhar nos olhos, ou então perca o medo de olhar. Você já ouviu dizer que os olhos são a janela da alma?! Essa frase é verdadeira, porque o olhar gera conexão. Faça um exercício: toda vez que alguém for falar com você, olhe nos olhos da pessoa. Mas, se de repente, esse passo for muito desafiador para você, comece olhando para você mesmo. Coloque uma música que te motiva e que você se diverte ouvindo e enquanto a música tocar, fique se olhando (isso mesmo, dentro dos seus olhos) no espelho.

Pode ser difícil se olhar durante toda a música, mas vá se testando, até que consiga se olhar sem medo. Então, passe a olhar as outras pessoas no olho. Pare de fugir dos olhares! A comunicação não é só o que falamos com as palavras, mas é também o que falamos com o nosso corpo… comece com o seu olhar!

TERCEIRO PASSO

Um dos passos mais importantes é que você confie em si mesmo! Se você não confiar em si mesmo… se não acreditar em você e no seu potencial, quem mais o fará? É clichê, eu sei. Mas a falta de confiança em si mesmo gera insegurança. Insegurança na hora de falar, na hora de se apresentar diante de um público, ou de conversar com uma pessoa que você não conheça. Por isso é imprescindível que você confie em você!

QUARTO PASSO

Seja espontâneo. Seja autêntico. Você não tem que fingir ser alguém que você não é. Basta você ser você! As pessoas não são iguais e isso não é uma coincidência. Cada um tem a sua essência, o seu jeitinho próprio de ver a vida e fazer as coisas acontecerem. Você precisa encarar o mundo do seu jeito. Enfrentar o medo e a timidez não precisa começar com algo grande. Pode ser um bom dia para o porteiro, ou algo mais simples ainda. Mas precisa partir de você. Precisa ser sincero e espontâneo, sabe?

QUINTO PASSO

Viva a sua melhor versão. O que você fez ontem, que foi muito bom e hoje você pode fazer muito melhor? FACA! Não deixe de buscar viver as melhores coisas da sua vida a cada dia. Seja o seu melhor. Dê o seu melhor. É aos pouquinhos que as coisas vão se encaixando e quando percebemos, hoje vencemos mais uma batalha. Hoje não é mais tão difícil olhar no olho de alguém, hoje não é mais tão difícil cumprimentar alguém, e hoje não é mais tão difícil falar com as pessoas.

E aí? Você está disposto a tentar vencer a timidez? Vai encarar o desafio e seguir os passos? Me conta nos comentários! E lembre-se: todo dia é uma boa oportunidade para vivermos a nossa melhor versão!

(Visited 105 times, 1 visits today)
Last modified: 17 de março de 2020