fbpx

Escrito por: Artigos

Delegar: questão de liderança e gestão

Liderar, delegar_efeito uau_Gi isquierdo

O líder faz ‘a coisa’ acontecer! O chefe, manda ‘a coisa’ acontecer! E o líder UAU? Qual é a diferença?

O líder UAU faz ‘a coisa’ acontecer e a faz de forma positiva.

O líder UAU saber lidar dar com as diferenças entre as pessoas, ele conhece sua equipe e a singularidade de cada um e com isso ele sabe efetivamente como motivar e engajar. O detalhe é: como eu posso me tornar um líder UAU?

Como eu faço para engajar e motivar a minha equipe?

Primeiramente você precisa conhecer sua equipe e em segundo lugar, conquistá-la! E para conquistar as pessoas você pode usar de duas estratégias:

1ª – Identificação:  As pessoas tendem a gostar de quem elas se identificam.

2ª – Complementaridade – As pessoas tendem a gostar de quem elas percebem que tem algo a agregar. Para isso você precisa passar autoridade, mas não uma autoridade no estilo ‘chefe’ e sim, autoridade sem arrogância. E uma das formas de fazer isso é agregando valor na vida das pessoas da sua equipe.

Pessoas colaborando para um projeto dar certo

Pensando nisso, te convido a refletir: “O que eu, enquanto líder, posso fazer para agregar valor na vida das pessoas?”

O líder está junto com sua equipe e sabe navegar pelas diferentes posições. Algumas vezes estará a frente orientando a equipe, outras estará junto, literalmente se misturando com o time, outras estará atrás, dando todo o suporte necessário, outras vezes estará de longe observando como a equipe caminha sem a sua presença. Mas para que isso aconteça é importantíssimo e fundamental que o líder desenvolva a sua equipe.

Quando a liderança desenvolve a sua equipe, ela atinge os resultados e cresce; e para que isso aconteça a equipe precisa ter clareza do resultado buscando, clareza do papel de cada um e de até onde cada um pode chegar, e é claro, do porque. É o porque que gera motivação!

Post its indicando planejamento

Uma das coisas que o líder precisa fazer muito bem feito é delegar, mas o ato de delegar nem sempre é uma atividade que recebe o foco e atenção que merece.

O ato de delegar implica em transmitir informações e se essas não forem claras e efetivas, o resultado não será alcançado.

Mas afinal como delegar?

Vou compartilhar com você 5 passos que ensino meus alunos e clientes nos treinamentos e mentorias para liderança, passos embasados cientificamente pela psicologia.
Ao delegar você precisa:

1º O que = o que será delegado, qual é a ação, a tarefa a ser realizada. Ao passar essa informação seja o mais específico possível.

2º Quem = quem será o responsável pela ação. Deixe claro essa informação, pois é com essa pessoa que você fará follow up depois (você gostaria de um artigo sobre como fazer follow up? Se sim, deixe seu comentário)!

3º Como = esta parte é FUNDAMENTAL, dê muita atenção a ela! Como você quer que seja feito, qual é o método a ser seguido, qual é a forma que você quer que esta atividade seja realizada.

4º Quando = qual é o prazo final! Lembre-se que prazo precisa ser específico: dia, mês e ano, se possível até mesmo, o horário!

5º O porque = aqui reside um outro segredo. Diga o porque para a pessoa, diga o porque ela, o porquê do como.

Vença o medo de falar em público, hoje!

Mas por que dizer o ‘porque’?

Porque está é uma estratégia de persuasão que elevará em pelo menos 33% a chance da pessoa fazer o que você pediu!

Ah! E tem uma estratégia UAU que compartilhei nesta aula de liderança, onde mostro como ter a certeza que a pessoa que recebeu o que você delegou irá fazer o que pediu e com excelência e mais ainda, motivado! CLIQUE AQUI e assista a aula!

Ps. Essa aula ficará disponível gratuitamente por uma semana, ou seja até dia 27/07/2020 ao meio dia (hr de Brasília).

Toda pessoa pode desenvolver a sua habilidade em liderar. E não apenas liderar… mas liderar de forma UAU!

Viva hoje melhor do que ontem!

Abraços,

Gislene Isquierdo

Psicóloga & Neurocientista

Crp – 08/09186

(Visited 27 times, 2 visits today)
Last modified: 24 de julho de 2020