fbpx

Escrito por: Artigos

Dicas para fazer uma pregação

A questão é simples, eu acredito que pregar ou palestrar na sua comunidade seja uma ótima forma de treinar as técnicas para falar em público, e se aprimorar. Muitas vezes, não tem um retorno financeiro, mas isso não faz diferença, a experiência e a oportunidade, nessa situação, é o que importa. Vamos para as dicas para fazer uma pregação

A primeira dica e também a principal, é estar em oração. Pregar não é sobre você, não é sobre você ser visto ou brilhar. Pregar é sobre você contribuir na transformação, na conversão da vida da outra pessoa. Então, se você não estiver em oração, nenhuma dica da psicologia sobre controle emocional ou organização de discurso vai te ajudar. 

A segunda dica, na verdade, é uma dúvida que muitas pessoas tem. “Devo usar a bíblia durante a pregação?” Sim, você não precisa ler cinco passagens, mas pelo menos uma. Leia, e peça para quem estiver com a bíblia acompanhar a leitura com você. Talvez, citar uma outra passagem, sem necessariamente ler, pode ser uma opção interessante. Utilizar músicas e conduzir a um momento de reflexão também são válidos.

A terceira dica, é manter contato visual com o público. Evite olhar para baixo, olhar só para o suas anotações, ou slides. É primordial que você gere conexão com o público, pois você é o canal da graça nesse momento, e se o público não estiver conectado com você, ninguém vai absorver a mensagem. Gere o estado de flow na sua pregação. Aquele estaque as pessoas saiam sentindo que foi ela tão boa que nem percebeu que o tempo passou.

Por fim, conte um testemunho de vida, é essencial que você estipule um momento pra isso na hora de montar uma pregação. Explicar a passagem é bom, utilizar músicas e fazer dinâmicas fazem sua pregação ser mais interessante, mas o que faz a diferença mesmo é quando você testemunha algo que aconteceu na sua vida. Pois isso gera empatia, ou seja, a pessoa se coloca no seu lugar e é aí que a graça acontece. Muitas vezes, não é pelo que você passou ou viver, mas o que isso tem a ver com a vida do outro ou como isso se assemelha com o que o outro está passando.

Agora é com você. Coloque as dicas em prática e me conte, como foi montar a sua pregação?

Um abraço, Gislene Isquierdo

(Visited 63 times, 1 visits today)
Last modified: 18 de março de 2020