fbpx

Escrito por: Artigos

MISSÃO E PROPÓSITO DE VIDA – O que é e como descobrir o seu porquê

missão e propósito

Você sabe qual é o seu propósito de vida? Será que missão e propósito de vida são a mesma coisa? Hoje, quero compartilhar com você três grandes aprendizados que tive ao estudar e pesquisas sobre o tema missão e propósito de vida, ou seja, sobre descobrir o seu porquê.

Missão e propósito de vida

missão e propósitoAntes de mais nada, preciso te responder: sim, missão e propósito de vida podem ser considerados a mesma coisa, inclusive, a palavra missão pode ser utilizada como sinônimo de propósito e tudo isso está ligado ao seu porquê. 

Descobrir o seu porquê, e mais, viver o seu porquê injeta paixão no seu trabalho e na sua vida, traz realização para a sua vida como um todo. Sabe, por muito tempo eu me questionei: “será que ser realizado profissionalmente é para poucos? Será que nem toda pessoa tem a ‘sorte’ de ser apaixonado pelo o que faz?”. Contudo, lendo os livros “Comece pelo porquê” e “Encontre seu porquê” do Simon Sinek, David Mead e Peter Docker, eu pude ter a certeza que não, e que todas as pessoas podem ser realizadas, que não é uma questão de sorte.

“A realização é um direito e não um privilégio. Cada um de nós tem o direito de se sentir realizado com o trabalho que faz, de acordar inspirado para ir trabalhar, de se sentir seguro quando está desempenhando suas funções e de ‘voltar para casa’ com a sensação de que contribuiu para algo maior que si mesmo. A realização não é uma loteria. Não é uma sensação reservada para poucos sortudos que podem dizer: “Eu amo o que eu faço”.” Simon Sinek

Paixão

motivação e propósitoPensa como uma pessoa acorda quando está apaixonada… Ela acorda cheia de vontade de viver e fazer acontecer para estar perto da pessoa amada e isso tem tudo a ver com uma pessoa que sabe qual é a sua missão de vida. Por que? Porque saber qual é a sua missão te dá ‘fome’ de viver, de fazer acontecer, vontade de ter o máximo de tempo possível no seu dia para realizar o seu propósito.

Cada pessoa tem um PORQUÊ, um propósito enraizado (lá no fundo), uma causa, uma crença que é a fonte da sua paixão e inspiração. Quando a pessoa descobre qual é esse porquê a sua vida muda, o seu nível de realização eleva e ela consequentemente passa a ser mais feliz.

Você pode ainda não saber qual é o seu porquê, ou até sabe, mas não saber como expressar em palavras (para te ajudar a descobrir e expressar seu porquê, clique aqui e assista ao vídeo). Mas tenha certeza, toda pessoa tem!

Realização

Será que realização é igual felicidade? E a resposta é: Não! Para compartilhar com você o aprendizado que tive a respeito disso, quero te fazer uma pergunta: “O que te deixa feliz no seu trabalho?”. Quando você pára e responde a essa pergunta você pode chegar a conclusão que muitas coisas podem te deixar feliz no seu trabalho: atingir uma meta, ser promovido, conquistar um novo cliente, começar ou concluir um novo projeto, enfim. Mas o ponto é que:

O estado emocional da felicidade é algo temporário.

“Como assim, Gi?” Explico… Ninguém anda por aí super feliz porque há um ano atrás atingiu uma meta. Quando você bate a meta você fica em êxtase, mas a intensidade da felicidade passa com o tempo.

A realização é mais profunda, a realização é duradoura; gosto de um exemplo dos autores do livro “Encontre seu porquê” dão, eles dizem assim: “A diferença entre felicidade e realização é a diferença entre gostar e amar… Por exemplo, não gostamos dos nossos filhos o tempo todo, mas com certeza, os amamos o tempo todo”!

missão e propósitoPor isso eu te pergunto: “Você é feliz todos os dias no seu trabalho?”. Uma pessoa pode não ser feliz todos os dias, mas pode se sentir realizada com seu trabalho todos os dias. Mas há uma condicional para isso. Vou explicar: uma pessoa pode não ser feliz todos os dias. Entretanto, ela pode se sentir realizada com seu trabalho todos os dias SE o que essa pessoa faz a proporcionar o sentimento de que ela faz parte de algo maior.

Por isso te digo que a realização não tem nada a ver com status, com salário… ela tem a ver com a conexão com seu porquê! Sendo assim, descubra o seu porquê e viva-o todos os dias!

Por fim quero te dizer duas coisas:
  1. Ter a clareza de qual é o meu porquê, não apenas renovou a minha paixão como também me deu e me dá um filtro importantíssimo para tomada de decisões para a minha vida pessoal e profissional.
  2. Eu vou falar mais sobre este tema nos encontros ao vivo no meu canal do Youtube. Esses encontros acontecem toda segunda-feira às 15 hs (hr de Brasília) e você pode participar de graça, basta se inscrever clicando aqui

Do mais, um beijo e lembre-se: Viva todos os dias a sua melhor versão e tenha um efeito UAU na sua vida!

Com amor, Gi Isquierdo

Psicóloga & Neurocientista

Crp 08/09186

(Visited 111 times, 1 visits today)
Last modified: 21 de setembro de 2020